domingo, 6 de fevereiro de 2011

Quando e como começamos a nos vestir?

Segundo o livro "Historie des costumes du monde", de Patricia Rieff Anawalt, esta é a vestimenta mais antiga de que se tem registro. Trata-se da parte de cima de um vestido da primeira dinastia egípcia, a Tarkhan, cerca de 3.000 A.C. Era feita de linho e com mangas plissadas. O vestido era constituido por um tubo de tecido que formava o corpo da peça e, à ela foram adicionadas duas mangas. Detalhe: o plissado não era feito a partir das dobras nas peças, mas de resina. (Fonte: site sanduíche de algodão)

 

    No entanto, o ato de utilizar vestimentas é de fato muito mais antigo. Então vamos voltar um pouco  mais no tempo, no período Paleolítico para ser mais exato.

    Paleolítico é o primeiro e o mais extenso período que conhecemos da história da humanidade. Neste período surgiram  os primeiros hominídeos,antepassados do homem moderno. E este era o modo como vestiam-se:

                                        


    As roupas eram feitas com peles de animais. As mulheres faziam as vestimentas, que eram coloridas e tinham vários enfeites. Elas limpavam e curtiam essa pele até deixa-las bem macias. Usavam agulha de osso e fios de costura eram tendões, tripas secas ou tirinhas de couro. Eles também faziam jóias e adornos de âmbar, marfim e conchas. (Fonte: site cola da web)
 
  Passemos então ao período Neolítico, época em que o homem já havia aprendido o cultivo da agricultura e em consequência disto pode sedentarizar-se, produzir coisas novas, e porque não dizer "roupas novas". O linho e a lã foram cultivados e tratados a princípio com a técnica de feltragem. Surge depois a tecelagem, que substituiu as peles de animais como matéria-prima.
  Primeiros tecidos: Produção de saiotes e outras peças decorados com franjas, conchas, sementes, pedras coloridas, garras, dentes de animais e etc.
    As roupas usadas no período Neolítico podem ser ilustradas pela figura do homem de Ötzi, o homem da idade do gelo,embora ele não tenha sido britânico nem vivido no período Neolítico, e sim, mais tarde, na Idade do Cobre.
Reconstituição das roupas do homem de Ötzi,o homem do gelo,que viveu provavelmente cerca 33.000 A.C na Era Calcolítica (Idade do Cobre), morto com cerca de 45 anos de idade.


    Vejamos mais alguns exemplos:

Saia de cordas, terminado em franjas, fechada em torno da cintura com um tecido. Cinto com disco de metal. Roupas encontradas na tumba de Egtved, início da Idade do Bronze, Museu Nacional, Copenhague, Dinamarca.

  Roupa Masculina:Túnica em peça única, mais ou menos retangular, presa aos ombros, encontrada em Trindhöj, Museu Nacional, Copenhague, Dinamarca.

7 comentários:

  1. OLÁ SOU PROFESSORA, E AGRADEÇO MUITO POR ESSA PESQUISA QUE MUITO IMPORTANTE PARA HISTÓRIA DOS POVOS DA ÁFRICA ESPALHADOS PELO MUNDO. DIA 29 VAMOS PRESTA UMA HOMENAGEM AOS POVOS AFRICANOS COM UM DESFILE DE INDUMENTÁRIAS NA ESCOLA CECILIA CARNEIRO EM IRANDUBA AMAZONAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As roupas feitas de pele de animal eram o único tipo de vestuário usado no período neolítico. E verdadeiro ou falso.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. adorei esse fotos sera que poderia postar com fotos femininas e colocar tambem as informações das roupas femininas

      Excluir